Um programa torna um computador utilizável. Sem um programa, um computador, mesmo o mais poderoso, não passa de um objeto. Da mesma forma, sem um jogador, um piano nada mais é do que uma caixa de madeira.
Os computadores são capazes de executar tarefas muito complexas, mas essa capacidade não é inata. A natureza de um computador é bem diferente.
Ele pode executar apenas operações extremamente simples. Por exemplo, um computador não consegue entender sozinho o valor de uma função matemática complicada, embora isso não esteja além dos limites das possibilidades no futuro próximo.
Os computadores contemporâneos só podem avaliar os resultados de operações muito fundamentais, como adicionar ou dividir, mas podem fazer isso com muita rapidez e podem repetir essas ações praticamente várias vezes.
Tela de computador com o logotipo do Python
Imagine que você quer saber a velocidade média que atingiu durante uma longa jornada. Você sabe a distância, você sabe o tempo, você precisa da velocidade.
Naturalmente, o computador poderá calcular isso, mas não está ciente de coisas como distância, velocidade ou tempo. Portanto, é necessário instruir o computador para:
- aceitar um número que represente a distância;
- aceitar um número que represente o tempo de viagem;
- divida o valor anterior pelo último e armazene o resultado na memória;
- exibem o resultado (representando a velocidade média) em um formato legível.
Linguagem é a palavra-chave.