Página 1 de 1

OSPF multi área

Enviado: 23 Fev 2025, 01:33
por bernardino
Voltar a leitura: OSPF de área única e multi área

Com o OSPF de várias áreas, um domínio de roteamento grande pode ser dividido em áreas menores, para oferecer suporte ao roteamento hierárquico. O roteamento ainda ocorre entre as áreas (roteamento entre áreas), enquanto muitas das operações de roteamento intensivas do processador, como recalcular o banco de dados, são mantidas em uma área.

Por exemplo, sempre que um roteador recebe novas informações sobre mudanças de topologia na área (incluindo a adição, exclusão ou modificação de um link), o roteador deve executar novamente o algoritmo SPF, criar uma nova árvore SPF e atualizar a tabela de roteamento. O algoritmo SPF exige muito da CPU e o tempo necessário para o cálculo depende do tamanho da área.

Observação: Os roteadores em outras áreas recebem atualizações sobre alterações na topologia, mas esses roteadores somente atualizam a tabela de roteamento, não executam novamente o algoritmo SPF.

Muitos roteadores em uma área tornariam o LSDBs muito grande e aumentaria a carga da CPU. Portanto, organizar os roteadores em áreas divide efetivamente um banco de dados potencialmente grande em bancos de dados menores e mais gerenciáveis.

As opções de design de topologia hierárquica com OSPF de várias áreas podem oferecer as seguintes vantagens.
  • Tabelas de roteamento menores - As tabelas são menores porque há menos entradas de tabela de roteamento. Isso ocorre porque os endereços de rede podem ser resumidos entre áreas. O resumo da rota não é ativado por padrão.
  • Sobrecarga de atualização do estado do link reduzida - Projetar OSPF de várias áreas com áreas menores minimiza os requisitos de processamento e memória.
  • Frequência reduzida de cálculos de SPF - O OSPF de várias áreas localiza o impacto de uma alteração de topologia em uma área. Por exemplo, minimiza o impacto de atualização de roteamento, pois a inundação LSA para na borda de área.
Por exemplo, na figura R2 é um ABR para a área 51. Uma alteração de topologia na área 51 faria com que todos os roteadores de área 51 reiniciassem o algoritmo SPF, criassem uma nova árvore SPF e atualizassem suas tabelas de roteamento IP. O ABR, R2, enviaria um LSA para roteadores na área 0, que eventualmente seria inundada para todos os roteadores no domínio de roteamento OSPF. Esse tipo de LSA não faz com que roteadores em outras áreas reexecute o algoritmo SPF. Eles só precisam atualizar seu LSDB e tabela de roteamento.

A alteração de link afeta somente a área local
A alteração de link afeta somente a área local.png
A alteração de link afeta somente a área local.png (62.83 KiB) Exibido 10 vezes

Continuar a leitura: OSPFv3