Pacotes de estado de link são as ferramentas usadas pelo OSPF para ajudar a determinar a rota mais rápida disponível para um pacote. O OSPF usa os seguintes LSP (link-state packets) para estabelecer e manter adjacências vizinhas e trocar atualizações de roteamento. Cada pacote serve a uma finalidade específica no processo de roteamento OSPF, da seguinte maneira:
- Tipo 1:Pacote de Hello - Isso é usado para estabelecer e manter adjacência com outros roteadores OSPF.
- Tipo 2:Pacote Descrição do Banco de Dados (DBD) - Ele contém uma lista abreviada do LSDB do roteador de envio e é usado pelo recebimento de roteadores para verificar o LSDB local. O LSDB deve ser idêntico em todos os roteadores link-state em uma área para criar uma árvore SPF precisa.
- Tipo 3:Pacote Link-State Request (LSR) - Os roteadores receptores podem solicitar mais informações sobre qualquer entrada no DBD enviando um LSR.
- Tipo 4:Pacote Link-State Update (LSU) - Isso é usado para responder aos LSRs e anunciar novas informações. As LSUs contêm vários tipos diferentes de LSAs.
- Tipo 5:Pacote Link-State Acknowledgement (LSAck) - Quando uma LSU é recebida, o roteador envia um LSAck para confirmar o recebimento da LSU. O campo de dados de LSAck está vazio.
Continuar a leitura: Atualizações Link State