Quando o OSPF é habilitado em uma interface, o roteador deve determinar se há algum outro vizinho OSPF no link. Para fazer isso, o roteador envia um pacote Hello que contém seu ID do roteador para todas as interfaces habilitadas para OSPF. O pacote Hello é enviado para o endereço de multicast IPv4. Todos os roteadores OSPF reservados 224.0.0.5. Somente os roteadores OSPFv2 processarão esses pacotes. A ID de roteador OSPF é usada pelo processo OSPF para identificar exclusivamente cada roteador na área do OSPF. Um ID de roteador é um número de 32 bits formatado como um endereço IPv4 e designado para identificar exclusivamente um roteador entre os pares OSPF.
Quando um roteador vizinho com OSPF recebe um pacote Hello com uma ID de roteador que não faz parte da lista de vizinhos, o roteador receptor tenta estabelecer uma adjacência com o roteador de inicialização.
1. Estado inativo para estado de inicialização
Quando o OSPFv2 é ativado, a interface de Gigabit Ethernet 0/0 muda do estado Inativo para o estado de Inicialização. R1 começa a enviar pacotes Hello de todas as interfaces com OSPF habilitado para descobrir vizinhos OSPF a fim de desenvolver adjacências.
2. O estado de inicialização
O R2 recebe o pacote Hello do R1 e adiciona o ID do roteador R1 à sua lista de vizinhos. Em seguida, R2 envia um pacote Hello a R1. O pacote contém a ID do roteador R2 e a ID do roteador R1 em sua lista de vizinhos na mesma interface.
3. Estado Two-Way
R1 recebe o Hello e adiciona o ID do roteador R2 à sua lista de vizinhos OSPF. Ele também percebe seu próprio roteador na lista de vizinhos do pacote Hello. Quando um roteador recebe um pacote Hello com a ID do roteador listada na lista de vizinhos, o roteador faz a transição do estado de Inicialização para o estado Bidirecional.
A ação executada no estado bidirecional depende do tipo de interconexão entre os roteadores adjacentes, da seguinte maneira:
- Se os dois vizinhos adjacentes estiverem interconectados por um link ponto a ponto, eles passarão imediatamente do estado de duas vias para o estado de ExStart.
- Se os roteadores estão interconectados em uma rede Ethernet comum, é necessário escolher um DR e um BDR do roteador designado.
4. Escolha o DR e BDR
Como R1 e R2 estão interconectados por uma rede Ethernet, ocorre a seleção de DR e BDR. Conforme mostrado na figura, R2 se torna o DR e R1 é o BDR. Esse processo ocorre apenas em redes multiacesso, como LANs Ethernet.
Os pacotes Hello são trocados continuamente para manter informações do roteador.
Continuar a leitura: Sincronização de bancos de dados do OSPF