Página 1 de 1

Inundação LSA com DR

Enviado: 05 Mar 2025, 20:58
por bernardino
Voltar a leitura: A necessidade de uma DR

Um aumento dramático no número de roteadores também aumenta drasticamente o número de LSAs trocados entre os roteadores. Essa inundação de LSAs afeta significativamente a operação do OSPF.

Inundação de LSAs

Para entender o problema da inundação extensiva de LSAs, reproduza a animação na figura. Na animação, o R2 tem um LSA. Esse evento aciona os demais roteadores para que também enviem um LSA. As confirmações necessárias enviados para cada LSA recebido não são mostradas na animação. Se cada roteador em uma rede multiacesso precisar inundar e confirmar todos os LSAs recebidos para todos os outros roteadores na mesma rede multiacesso, o tráfego de rede fica muito caótico.

LSAs e DR

A solução para administrar a quantidade de adjacências e a inundação de LSAs em uma rede multiacesso é o DR. Em redes multiacesso, o OSPF elege um DR para ser o ponto de coleta e distribuição de LSAs enviados e recebidos. Um BDR também é eleito em caso de falha do DR. Todos os outros roteadores se tornam DROTHERs. Um DROTHER é um roteador que não é DR, nem BDR.

Observação: O DR é usado apenas para a disseminação de LSAs. O roteador ainda usará o melhor roteador de próximo salto indicado na tabela de roteamento para encaminhamento de todos os outros pacotes.

Execute a animação na figura para ver o papel do DR.

Continuar a leitura: Verifique sua compreensão - Operação OSPF