O protocolo BGP

Protocolos de rede são os conjuntos de normas que permitem que duas ou mais máquinas conectadas à internet se comuniquem entre si. Funciona como uma linguagem universal, que pode ser interpretada por computadores de qualquer fabricante, por meio de qualquer sistema operacional.
Avatar do usuário
bernardino
Site Admin
Mensagens: 584
Registrado em: 28 Ago 2020, 15:11

O protocolo BGP

Mensagem por bernardino »

O protocolo BGP

O BGP é um protocolo utilizado para comunicação inter-AS, ou seja, para comunicação entre sistemas autônomos, também denominado de EGP (Exterior
Gateway Protocol). Na Figura 1.11 podemos perceber a atuação desse protocolo na interligação entre os sistemas autônomos 65000, 65500, 65250 e 65520, os quais têm influência direta na determinação do caminho que será utilizado pelo BGP, já que o BGP toma decisão de roteamento com base no caminho percorrido entre os ASs, chamado de protocolo de vetor caminho.

Seu principal objetivo é fornecer um sistema de roteamento entre domínios que garanta a troca, livre de loops, das informações de roteamento entre os sistemas autônomos. A divulgação das informações de roteamento BGP é feita entre roteadores que estabelecem uma relação de vizinhança, o que chamamos de peers (pares). Para que tal estabelecimento ocorra é necessário que dois roteadores tenham conexão direta entre eles ou que algum protocolo IGP trate de garantir a alcançabilidade.

Para garantir a alcançabilidade e a confiabilidade entre todas as redes da Internet faz-se necessário que seja utilizada uma forma confiável de troca de in-
formações deste protocolo. Para tanto, o BGP faz uso do protocolo TCP (porta 179) para o transporte das informações de roteamento entre dois roteadores que trocam informações deste protocolo.
Anexos
Figura 1.11
Figura 1.11
Captura de tela de 2020-10-04 15-29-34.png (144.57 KiB) Exibido 18174 vezes
Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você vai se focar.
Mas não é nada disso.
Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem.
Você precisa selecionar cuidadosamente.”

Steve Jobs
Responder