Visão geral do protocolo de rede

Protocolos de rede são os conjuntos de normas que permitem que duas ou mais máquinas conectadas à internet se comuniquem entre si. Funciona como uma linguagem universal, que pode ser interpretada por computadores de qualquer fabricante, por meio de qualquer sistema operacional.
Avatar do usuário
bernardino
Site Admin
Mensagens: 584
Registrado em: 28 Ago 2020, 15:11

Visão geral do protocolo de rede

Mensagem por bernardino »

Você sabe que para que os dispositivos finais possam se comunicar através de uma rede, cada dispositivo deve cumprir o mesmo conjunto de regras.

Essas regras são chamadas de protocolos e eles têm muitas funções em uma rede. Este tópico fornece uma visão geral dos protocolos de rede.

Os protocolos de rede definem um formato comum e um conjunto de regras para a troca de mensagens entre dispositivos. Os protocolos são implementados por dispositivos finais e dispositivos intermediários em software, hardware ou ambos. Cada protocolo de rede tem sua própria função, formato e regras para comunicações.

A tabela lista os vários tipos de protocolos necessários para habilitar as comunicações em uma ou mais redes.
  • Protocolos de comunicação em rede: Os protocolos permitem que dois ou mais dispositivos se comuniquem através de um ou mais redes. A família de tecnologias Ethernet envolve uma variedade de protocolos como IP, Transmission Control Protocol (TCP), HyperText Protocolo de transferência (HTTP) e muito mais.
  • Protocolos de segurança de rede: Protocolos protegem os dados para fornecer autenticação, integridade dos dados e criptografia de dados. Exemplos de protocolos seguros incluem o Secure Shell (SSH), SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security).
  • Protocolos de roteamento: Protocolos permitem que os roteadores troquem informações de rota, compare caminho e, em seguida, selecionar o melhor caminho para o destino remota. Exemplos de protocolos de roteamento incluem Open Shortest Path First (OSPF) e Border Gateway Protocol (BGP).
  • Protocolos de descoberta de serviço: Protocolos são usados para a detecção automática de dispositivos ou serviços. Exemplos de protocolos de detecção de serviços incluem Host dinâmico Protocolo de Configuração (DHCP) que detecta serviços para endereço IP alocação e Sistema de Nomes de Domínio (DNS) que é usado para executar conversão de nome para endereço IP.
Computadores e dispositivos de rede usam protocolos acordados para se comunicar. A tabela lista as funções desses protocolos.
  • Endereçamento: Identifica o remetente e o destinatário pretendido da mensagem usando um esquema de endereçamento definido. Exemplos de protocolos que fornecem incluem Ethernet, IPv4 e IPv6.
  • Confiabilidade: Esta função fornece mecanismos de entrega garantidos em caso de mensagens são perdidos ou corrompidos em trânsito. O TCP fornece entrega garantida.
  • Controle de fluxo: Esta função garante que os fluxos de dados a uma taxa eficiente entre dois dispositivos de comunicação. O TCP fornece serviços de controle de fluxo.
  • Sequenciamento: Esta função rotula exclusivamente cada segmento de dados transmitido. A usa as informações de sequenciamento para remontar o informações corretamente. Isso é útil se os segmentos de dados forem perdido, atrasada ou recebida fora de ordem. O TCP fornece serviços de sequenciamento.
  • Detecção de erros: Esta função é usada para determinar se os dados foram corrompidos durante transmissão. Vários protocolos que fornecem detecção de erros incluem Ethernet, IPv4, IPv6 e TCP.
  • Interface de aplicação: Esta função contém informações usadas para processo a processo comunicações entre aplicações de rede. Por exemplo, ao acessar uma página da Web, protocolos HTTP ou HTTPS são usados para se comunicar entre o processos da Web do cliente e do servidor.
campos-do-pacote-ipv4.png
campos-do-pacote-ipv4.png (35.59 KiB) Exibido 18226 vezes
suite-de-protocolos.png
suite-de-protocolos.png (82.36 KiB) Exibido 18224 vezes
Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você vai se focar.
Mas não é nada disso.
Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem.
Você precisa selecionar cuidadosamente.”

Steve Jobs
Responder