O valor do custo deve ser um número inteiro. Se algo menor do que um inteiro for calculado, o OSPF arredonda até o inteiro o mais próximo. Portanto, o custo OSPF atribuído a uma interface Gigabit Ethernet com a largura de banda de referência padrão de 100.000.000 bps seria igual a 1, porque o número inteiro mais próximo de 0,1 é 0 em vez de 1.
Custo = 100,000,000 bps / 1,000,000,000 = 1
Por esse motivo, todas as interfaces mais rápidas do que a Fast Ethernet terão o mesmo valor de custo de 1 como uma interface Fast Ethernet. Para auxiliar o OSPF a determinar o caminho correto, a largura de banda de referência deve ser alterada para um valor mais alto a fim de acomodar redes com links com velocidade superior a 100 Mbps.
Alterar a largura de banda de referência não afeta realmente a capacidade da largura de banda no link; em vez disso, afeta o cálculo usado para determinar a métrica. Para ajustar a largura de banda de referência, use o comando router configuration auto-cost reference-bandwidth Mbps.
Código: Selecionar todos
Router(config-router)# auto-cost reference-bandwidth Mbps
Para retornar à largura de banda de referência padrão, use o comando auto-cost reference-bandwidth 100.
Seja qual for o método usado, é importante aplicar a configuração a todos os roteadores no domínio de roteamento OSPF. A tabela mostra o custo do OSPF se a largura de banda de referência for ajustada para acomodar links de 10 Gigabit Ethernet. A largura de banda de referência deve ser ajustada sempre que houver links mais rápidos que o FastEthernet (100 Mbps).
Use o comando show ip ospf interface g0/0/0 para verificar o custo atual do OSPFv2 atribuído à interface R1 GigabitEthernet 0/0/0. Observe como exibe um custo de 1. Em seguida, depois de ajustar a largura de banda de referência, o custo agora é 10. Isso permitirá escalar para interfaces 10 Gigabit Ethernet no futuro sem ter que ajustar a largura de banda de referência novamente.
Observação: O comando auto-cost reference-bandwidth deve ser configurado de forma consistente em todos os roteadores no domínio OSPF para garantir cálculos precisos de rota.
Código: Selecionar todos
R1# show ip ospf interface gigabitethernet0/0/0
GigabitEthernet0/0/0 is up, line protocol is up
Internet Address 10.1.1.5/30, Area 0, Attached via Interface Enable
Process ID 10, Router ID 1.1.1.1, Network Type POINT_TO_POINT, Cost: 1
(output omitted)
R1# config t
Enter configuration commands, one per line. End with CNTL/Z.
R1(config)# router ospf 10
R1(config-router)# auto-cost reference-bandwidth 10000
% OSPF: Reference bandwidth is changed.
Please ensure reference bandwidth is consistent across all routers.
R1(config-router)# do show ip ospf interface gigabitethernet0/0/0
GigabitEthernet0/0 is up, line protocol is up
Internet address is 172.16.1.1/24, Area 0
Process ID 10, Router ID 1.1.1.1, Network Type BROADCAST, Cost: 10
Transmit Delay is 1 sec, State DR, Priority 1
(output omitted)