Implementações de Python
Além de Python 2 e Python 3, há mais de uma versão de cada.
Seguindo a
página wiki do Python, uma implementação do Python se refere a "um programa ou ambiente, que oferece suporte para a execução de programas escritos na linguagem Python, conforme representado pela implementação de referência do CPython".
A implementação tradicional do Python, chamada CPython, é a versão de referência da linguagem de computação Python de Guido van Rossum, e na maioria das vezes é chamada apenas de "Python". Quando você ouve o nome CPython, ele provavelmente é usado para diferenciá-lo de outras implementações alternativas não tradicionais.
Mas, primeiro, as coisas. Existem Pythons mantidos por pessoas reunidas em torno do PSF (
Python Software Foundation), uma comunidade que tem como objetivo desenvolver, melhorar, expandir e popularizar o Python e seu ambiente. O presidente do PSF é o próprio Guido von Rossum e, por essa razão, esses Pythons são chamados de canônicos. Eles também são considerados Pythons de referência, pois qualquer outra implementação da linguagem deve seguir todos os padrões estabelecidos pelo PSF.
Guido van Rossum usou a linguagem de programação "C" para implementar a primeira versão de sua linguagem, e essa decisão ainda está em vigor. Todos os Pythons provenientes do PSF são escritos na linguagem "C". Há muitas razões para essa abordagem. Uma delas (provavelmente a mais importante) é que, graças a ela, o Python pode ser facilmente portado e migrado para todas as plataformas com a capacidade de compilar e executar programas de linguagem "C" (praticamente todas as plataformas têm esse recurso, o que abre muitas expansões oportunidades para o Python).
É por isso que a implementação do PSF é conhecida como CPython. Este é o Python mais influente entre todos os Pythons do mundo.
Saiba mais sobre os membros da família Python e algumas das implementações alternativas mais populares do Python.
Cython é uma das possíveis soluções para a mais dolorosa das características da Python - a falta de eficiência. Cálculos matemáticos grandes e complexos podem ser facilmente codificados em Python (muito mais fácil do que em "C" ou em qualquer outra linguagem tradicional), mas a execução de código resultante pode ser extremamente demorada.
Como essas duas contradições são reconciliadas? Uma solução é escrever suas ideias matemáticas usando Python, e quando você tiver certeza absoluta de que seu código está correto e produz resultados válidos, você pode convert~e-lo em "C". Certamente, "C" será executado muito mais rápido do que em Python puro.
Isso é o que o Cython se destina a fazer para converter automaticamente o código Python (limpo e claro, mas não muito rápido) em código "C" (complicado e falante, mas ágil).
Outra versão do Python é chamada Jython.
"J" é para "Java". Imagine um Python escrito em Java em vez de C. Isso é útil, por exemplo, se você desenvolver sistemas grandes e complexos escritos inteiramente em Java e quiser adicionar alguma flexibilidade Python a eles. O CPython tradicional pode ser dificil de integrar a esse ambiente, pois C e Java vivem em mundos completamente diferentes e não compartilham muitas ideias comuns.
O Jython pode se comunicar com a infraestrutura Java atual com mais eficiência. É por isso que alguns projetos acham útil e necessário.
Observação: a implementação atual do Jython segue os padrões do Python 2. Até o momento, não há nenhum Jython em conformidade com o Python 3.
O logotipo do
PyPy é um jogo de quebra-cabeça. Você pode resolver o probema? Isso significa: um Python dentro de um Python. Em outras palavras, ele representa um ambiente Python escrito em uma linguagem semlhante a Python chamada RPython (Python restrito). Na verdade, é um subconjunto do Python.
O código fonte do PyPy não é executado na maneira de interpretação, mas em vez disso, é traduzido para a linguagem de programação C e executado separadamente.
Isso é útil porque se você quiser testar qualquer novo recurso que você possa ser (mas não precise ser) introduzido na implementação principal do Python, é mais fácil verificar isso com o PyPy do que com o Cpython. É por isso que o PyPy é mais uma ferramenta para as pesoas que desenvolvem o Python do que para o restante dos usuários.
Isso não torna o PyPy menos importante ou menos sério do que o CPython, é claro.
Além disso, o PyPy é compatível com a linguagem Python 3.
Há muito mais Pythons diferentes no mundo. Você os encontrará se olhar.
O
MicroPython é uma implementação eficiente de software de código aberto do Python 3, que é otimizada para ser executada em microcomputadores. Ele inclui um pequeno subconjunto de biblioteca padrão Python, mas é amplamente embalado com um grande número de recursos, como prompt interativo ou números inteiros de precisão arbitrária, bem como módulos que dão ao programador acesso ao hardware de nível inferior.
Originalmente criado por Damien George, um programador australiano que, no ano de 2013, realizou uma campanha bem-sucedida no Kickstarter e lançou a primeira versão do MicroPython com uma placa de desenvolvimento baseada em STM32F4 chamada
pyboard.
Em 2017, o MicroPython foi usado para criar o
CircuitPython, outra liguagem de programação de código aberto executada no hardware do computador, que é um derivado da linguagem MicroPython.
Continuar a leitura: Seção 3 - Download e instalação do Python