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A utilização de componentes de software desenvolvidos previamente traz diversos benefícios ao processo de desenvolvimento de novos sistemas. No entanto, a escolha de qual técnica de reúso utilizar depende de diversos fatores, como a plataforma em que o sistema será executado e o cronograma de desenvolvimento. Algumas técnicas, permitem a entrega mais rápida de soluções, porém podem limitar a flexibilidade necessária para atender a requisitos específicos de longo prazo. Outras técnicas, como a utilização de bibliotecas de código aberto, podem proporcionar maior controle sobre a evolução e manutenção do sistema, ainda que exijam maior conhecimento técnico da equipe envolvida.

SANTOS, Marcelo da Silva dos. Reúso de software. Porto Alegre: SAGAH, [20--] (adaptado).

Diante disso, considere a situação a seguir.

Renata está realizando uma consultoria sobre reúso de software na empresa Alfa. Durante sua apresentação, foram descritas várias técnicas que influenciam na decisão entre desenvolver um software do zero ou adotar soluções de prateleira. Nesse contexto, Miguel, ouvinte atento, pergunta sobre qual fator pode ser considerado decisivo ao optar por sistemas de prateleira no planejamento do reúso de software. Renata responde corretamente à pergunta afirmando que um fator considerado pode ser

o tempo de vida esperado para o software ser longo, exigindo maior flexibilidade.

a necessidade de um alto desempenho em tempo real no processamento de dados.

a escassez de tempo para a entrega do projeto, priorizando prazos curtos

a alta disponibilidade de ativos de software reusáveis específicos para o domínio.

a exigência de acesso irrestrito ao código-fonte para futuras manutenções.
Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você vai se focar.
Mas não é nada disso.
Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem.
Você precisa selecionar cuidadosamente.”

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Re: Simulado

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Um processo de software é um conjunto de atividades cujo objetivo é o desenvolvimento ou a evolução de um programa. Uma representação simplificada e abstrata é chamada de modelo de processo software. A seguir são apresentados dois exemplos destes modelos.

O modelo em cascata considera as atividades fundamentais do processo, compreendendo a especificação, desenvolvimento, validação e evolução. Esse modelo pode ser representado em fases distintas, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação, teste e assim por diante.
O desenvolvimento incremental intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação, com rápido feedback entre as atividades. Ele se baseia na ideia de desenvolver uma implementação inicial a partir de especificações abstratas, que é refinada após feedbacks obtidos do cliente até que o sistema satisfaça as necessidades.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011, p 19 (adaptado).

Acerca dos modelos de processo de software apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O modelo em cascata não prevê validação pelo cliente em todas as fases do processo de desenvolvimento do software.
PORQUE
II. No desenvolvimento incremental, a rápida versão inicial assim como os sucessivos incrementos do sistema permitem validar a entrega e atender as necessidades do cliente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você vai se focar.
Mas não é nada disso.
Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem.
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Re: Simulado

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A engenharia de requisitos é uma área que inclui quatro subprocessos relacionados de alto nível. Esses subprocessos são: 1) avaliação se o sistema será útil para a empresa (estudo de viabilidade); 2) obtenção de requisitos (elicitação de requisitos); 3) conversão desses requisitos em alguma forma padrão (especificação); 4) verificação se os requisitos realmente definem o sistema que o cliente deseja (validação).

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2017 (adaptado).

Uma equipe de Tecnologia da Informação de uma empresa de consultoria desenvolverá um software de Suporte Técnico para uma grande empresa fornecedora de equipamentos eletrônicos. O estudo de viabilidade do software já foi realizado e aprovado. A equipe de Tecnologia da Informação seguirá os três subprocessos seguintes de alto nível de engenharia de requisitos descritos no texto de Sommerville, ou seja, os subprocessos de elicitação de requisitos, especificação e validação.

Para esses três subprocessos, quais são os artefatos que podem ser utilizados por essa equipe de Tecnologia da Informação?

Documento de entrevista com usuários; modelo de caso de uso para os requisitos funcionais; prototipação de telas.
Documento de estudo de viabilidade; modelo de caso de uso para os requisitos funcionais; prototipação de telas.
Matriz de rastreabilidade; modelo de caso de uso para os requisitos não-funcionais; prototipação de telas.
Documento de entrevista com usuários; modelo de caso de uso para os requisitos não-funcionais; matriz de rastreabilidade.
Documento de estudo de viabilidade; modelo de caso de uso para os requisitos funcionais; matriz de rastreabilidade.
Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você vai se focar.
Mas não é nada disso.
Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem.
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Re: Simulado

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Uma fábrica de software está realizando entrevistas para contração de um profissional que esteja alinhado às exigências do atual mundo corporativo. Sabe-se que processos ágeis de desenvolvimento têm se tornado essenciais para empresas que desejam realizar entregas rápidas e frequentes de produtos e/ou serviços de software. Essa empresa possui uma equipe de desenvolvimento que faz uso de processos ágeis como o Scrum e eXtreme Programming (XP) e o acompanhamento por meio do quadro Kanban. Sendo assim, um conjunto de características deve ser verificado durante a entrevista para garantir que o candidato a ser contratado possua conhecimentos necessários para atuar juntamente a esta equipe.

Com base no texto e nos processos ágeis de desenvolvimento de software, avalie as afirmações a seguir.

I. Métodos Ágeis são baseados em ciclos iterativo e incremental que se concentram no desenvolvimento rápido e na flexibilidade às mudanças, com a participação do cliente no processo de software.

II. Uma forte característica da XP é a garantia da qualidade do código produzido e, para isso, os desenvolvedores produzem testes automatizados antes mesmo de codificar uma funcionalidade.

III. O planejamento no Scrum é baseado na elaboração dos itens do product backlog, que é uma lista de funcionalidades desejadas pelo cliente, sendo o Scrum Master o responsável por gerenciá-lo.

IV. O quadro Kanban permite monitorar a evolução das tarefas necessárias durante o processo ágil de desenvolvimento de software, possibilitando um acompanhamento de forma visual das atividades em construção.

É correto apenas o que se afirma em

II
I e III
I, II e IV
I, III e IV
II, III e IV
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Mas não é nada disso.
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A etapa de definição de requisitos é voltada para estabelecer quais as funções são requeridas pelo sistema e as restrições sobre a operação e o desenvolvimento do software. Os requisitos de software podem ser classificados como requisitos funcionais e não funcionais.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software, 10. ed. São Paulo: Pearson Education, 2019 (adaptado).

Considerando as informações do texto, assinale a alternativa em que o item é um requisito funcional.

O software deve ser operacionalizado no sistema Windows
O tempo de desenvolvimento não deve ultrapassar 20 dias
O software deve emitir relatórios de compras a cada quinze dias
O tempo de resposta do sistema não deve ultrapassar 30 segundos
A base de dados deve ser protegida para acesso apenas de usuários autorizados
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Re: Simulado

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O modelo cascata (modelo sequencial ou clássico) ou ciclo de vida do software foi a primeira metodologia de desenvolvimento de software a ser publicada. O modelo possui cinco fases. Na primeira, definição de requisitos, são identificadas e listadas as necessidades dos clientes. Reúnem-se os responsáveis pelo projeto e o(s) cliente(s), é então feito um levantamento de requisitos do sistema. Na segunda, projeto de sistema e software, ocorre a abstração do software. É definida uma arquitetura geral do sistema, e todos os requisitos são agrupados e estudados para organização do modelo de software que será gerado. Na fase de implementação e teste unitário, terceira etapa, ocorre a codificação do sistema. O projeto é desenvolvido como se fossem vários programas, um de cada vez. No teste unitário é feita a verificação de cada unidade codificada a fim de garantir que todas atendam as especificações. Na quarta fase, integração e teste de sistema, todas as unidades individuais que foram desenvolvidas são integradas e testadas como um sistema completo para garantir que tenham sido atendidos todos os requisitos determinados pelo cliente na fase de definição de requisitos. A quinta etapa, operação e manutenção, é a fase mais longa do ciclo de vida do software; é nela que o sistema é instalado e colocado em uso.

SCHNELL, Alexandre. Uso do modelo cascata no desenvolvimento de um sistema para serviços de oficina mecânica automotiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Departamento Acadêmico de Informática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR, 2018. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/js ... le/1/10427. Acesso em: 11 ago. 2020 (adaptado).

Diante do exposto, considere a seguinte situação hipotética:

Alceu, engenheiro de software, pretende trabalhar no desenvolvimento de um sistema voltado para a gestão acadêmica de escolas através de um portal. Especificamente, Alceu optou por utilizar o modelo de cascata, e algumas premissas se apresentaram no contexto desse projeto. Essas premissas são relacionadas a aspectos de implementação, levantamento de requisitos, definição da interface de usuário e treinamento dos colaboradores na escola.

Considerando essas premissas e a respeito do desenvolvimento do sistema em questão, avalie as afirmações a seguir.

I. Alceu deverá promover o treinamento dos usuários na escola (diretor, coordenadores, professores) e precisará corrigir erros nos requisitos originais do sistema, que não foram identificados nos estágios iniciais do processo.

II. Alceu deverá definir estruturas de dados complexas como listas, filas, pilhas, árvores e variáveis, além da arquitetura do software na web, e a caracterização das interfaces de usuário para professores, coordenadores e secretaria.

III. Alceu precisará identificar informações como quem ou quantas pessoas usarão o software na escola, e qual será o domínio que será representado, bem como suas funcionalidades essenciais, como cadastro de notas, faltas, atividades.

É correto o que se afirma em

I e II
I, II e III
I e III
II e III
III
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Re: Simulado

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Durante a validação de requisitos, podem ocorrer vários problemas. Algumas mudanças em novos requisitos ou em alguns já existentes podem levar a esforços adicionais de desenvolvimento, elevando o custo e necessitando de mais recursos, influenciando diretamente no cronograma do projeto e no que foi acordado com o próprio cliente. Conflitos entre requisitos também podem ser identificados nesta fase, que podem ocorrer pelas diferentes visões entre stakeholders do projeto. Uma vez realizada a atividade de identificação do conflito, vem a etapa de análise do conflito, e, somente após esta análise, o projeto deve ir para a fase de implementação.

PRESSMANN, R.; MAXIM, B. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

Considerando a validação de requisitos e a identificação de conflitos, julgue os itens a seguir acerca das situações que podem fazer surgir conflitos no projeto.

I. Quando dois stakeholders, geralmente de mesma posição hierárquica, conflitam sobre um requisito e um deles deseja impor a sua opinião sobre o outro.

II. Quando um superior desaprova a competência de um funcionário de nível inferior para especificação de algum tipo de requisito.

III. Quando há conflito de interesse entre os stakeholders, em que para um a qualidade deve ser mais importante, e, para outro, o prazo de entrega.

É correto o que se afirma em

I
I e II
III
II e III
I, II e III
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Re: Simulado

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Na engenharia de software, o modelo sequencial, documentado por Winston Royce em 1970, estabelece uma abordagem sistemática linear para o desenvolvimento de software, que começa no nível de sistema e avança através das fases de análise, projeto, codificação, testes e manutenção. O modelo em espiral parte do princípio de que a forma do desenvolvimento de software não pode ser completamente determinada de antemão. Por isso, prevê uma série de atividades para assumir um compromisso com um projeto detalhado de sistema de software: prototipação, análise de riscos, simulação, modelagem, análise financeira e benchmarks. O modelo de prototipação é próprio para desenvolver um produto que possa evoluir ao longo do tempo. As atividades são organizadas em um fluxo que começa com a definição de objetivos gerais, a identificação de áreas que precisam de mais definições e a realização de um projeto rápido (protótipo), concentrando-se mais nos aspectos visíveis do sistema. O modelo iterativo e incremental foi proposto para resolver os problemas do modelo cascata, principalmente os relacionados com o tempo de desenvolvimento. Para atingir esse objetivo, o modelo fraciona o trabalho de desenvolvimento em incrementos, que incorporam alguma funcionalidade necessária para o cliente, considerando apenas parte dos requisitos em cada ciclo.

AMARAL, C.C.S. Desenvolvimento de software: análise comparativa para modelos sequencial, interativo e incremental, espiral e prototipação. [on-line]. Disponível em: https://sistemas.stf.jus.br/xmlui/handle/123456789/1185. Acesso: 05 jun. 2020.

Considerando o texto, analise a situação hipotética a seguir.

Paulo é programador e recebeu a demanda de um novo projeto para desenvolver um software para um sistema de hotel, mais precisamente uma pousada de pequeno porte. Um grande empecilho para o desenvolvimento é que Paulo terá somente 45 dias para concluir o projeto, visto que existe uma necessidade vinculada a um determinado feriado prolongado que se aproxima. O gerente da pousada precisa urgentemente de versões funcionais do software, para que possa iniciar o processo de reserva para os hóspedes.

Analisando os modelos de processo de software descritos, assinale a alternativa que apresenta corretamente o modelo que está adequado ao problema proposto.

A escolha mais apropriada para Paulo deve integrar os modelos sequencial e iterativo, pois será possível valer-se das melhores características e vantagens de cada um.

No projeto em questão, Paulo deverá escolher o modelo espiral, pois em cada incremento/passo do processo, será possível realizar uma análise cuidadosa dos riscos para a continuidade do projeto.

No caso da situação-problema apresentada, Paulo deverá optar pelo modelo prototipação, visto que versões do software estarão mais rapidamente visíveis e acessíveis pelo gerente da pousada.

Paulo conseguirá estruturar e resolver esse problema, fazendo uso do modelo sequencial, pois essa técnica permitirá organizar o projeto em etapas mais facilmente gerenciáveis e de melhor entendimento pelo usuário final.

A escolha para Paulo será integrar os modelos espiral e iterativo. No caso do espiral, será possível valer-se de análises financeiras e de benchmarks, enquanto que no iterativo, será possível trabalhar com requisitos por ciclos.
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Re: Simulado

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Na engenharia de software, têm-se os modelos de processo de software. Entre eles, o modelo cascata descreve um método de desenvolvimento que é linear e sequencial. Na primeira vez que uma fase de desenvolvimento é completada, o desenvolvimento prossegue para a próxima fase e não há retorno. Um planejamento pode ser atribuído com prazo final para cada estágio de desenvolvimento e um produto pode prosseguir no processo de desenvolvimento e, teoricamente, ser entregue no prazo. O desenvolvimento move do conceito, através do projeto (design), implementação, teste, instalação, descoberta de defeitos e termina com a operação e manutenção. Cada fase de desenvolvimento prossegue em uma ordem estrita, sem qualquer sobreposição ou passos iterativos.

LESSA, R. O.; LESSA, E. O. Modelos de processos de engenharia de software. [on-line], 2014. Disponível em: https://ead.uepg.br/apl/sigma/assets/ed ... 8E0079.pdf. Acesso em: 04 jun. 2020.

Pedro é analista de sistemas. Foi designado a ele um projeto de desenvolvimento de um sistema de e-commerce (comércio eletrônico) baseado em modelo cascata, para uma empresa no setor de varejo. Iniciado o projeto, depois de dois meses dedicados ao contato com o cliente, ao levantamento de requisitos, à modelagem de diagramas na etapa de projeto, Pedro e sua equipe chegaram à etapa de implementação do código. Entretanto, o cliente definiu novas demandas e novos requisitos, que precisariam ser incluídos no software em desenvolvimento.

Considerando essas novas demandas e como Pedro deve proceder diante dos novos requisitos do cliente, assinale a alternativa correta.

Os novos requisitos funcionais propostos para o software em desenvolvimento poderão ser incorporados normalmente, porque Pedro conta com uma equipe de programadores experientes.

O modelo de processo utilizado precisa se ajustar às novas necessidades, em se tratando do desenvolvimento de um comércio eletrônico (e-commerce), que envolve tecnologias modernas, emergentes e em nuvem.

Pedro deverá optar por dispensar os novos requisitos elencados junto ao usuário, para atender o desenvolvimento do sistema proposto no modelo cascata.

Com o uso da metodologia de processos em cascata, Pedro deverá se adaptar à demanda, ajustando a documentação de forma eficiente e alterando a programação do sistema de software.

Diante do tempo requerido para entrega do projeto, Pedro deverá realizar o retrabalho em toda a etapa de projeto de sistemas, modificando o desenvolvimento de todos os diagramas que representam o funcionamento do sistema.
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Re: Simulado

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O Scrum é o principal framework utilizado para desenvolvimento ágil de software. Ele é utilizado principalmente quando o projeto é complexo, no qual é muito difícil predeterminar totalmente o que irá acontecer até a entrega final. O Scrum é utilizado para organizar e gerenciar projetos utilizando-se dos valores e princípios do manifesto ágil em conjunto com um fluxo e os elementos definidos no framework Scrum. Na metodologia ágil, os projetos são divididos em ciclos chamados Sprints, que são trabalhados pelos papéis Product Owner, Scrum Master e Scrum Team.

Disponível em: http://metodologiaagil.com/scrum. Acesso em: 26 jun. 2020.

Sobre o framework Scrum e as regras para o Scrum Master, julgue os itens a seguir.

I. O Scrum Master tem autoridade para intervir sobre a maneira correta de trabalhar com o Scrum no projeto.

II. O Scrum Master deve ser totalmente sincero com a equipe sobre as condições e o processo do Scrum.

III. O Scrum Master deve proteger a equipe das interrupções e remover obstáculos, caso apareçam.

É correto o que se afirma em

I
II e III
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I e III
I, II e III
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