Todos os protocolos de roteamento compartilham componentes semelhantes. Todos usam mensagens de protocolo de roteamento para trocar informações de rota. As mensagens ajudam a construir as estruturas de dados, que são processadas usando um algoritmo de roteamento.
Mensagens do Protocolo de Roteamento: Todos os protocolos de roteamento compartilham componentes semelhantes. Todos usam mensagens de protocolo de roteamento para trocar informações de rota. As mensagens ajudam a construir as estruturas de dados, que são processadas usando um algoritmo de roteamento.
- Pacote Hello
- Database Description
- Link-State Request
- Link-State Update
- Pacote de confirmação de link-state
Estrutura de Dados: As mensagens OSPF são usadas para criar e manter três bancos de dados OSPF, da seguinte forma:
- Banco de dados de adjacência - Isso cria a tabela de vizinhos.
- Banco de dados de estado de link (LSDB) - cria a tabela de topologia.
- Banco de dados de encaminhamento - Isso cria a tabela de roteamento.
Algoritmo: O roteador cria a tabela de topologia usando resultados de cálculos baseados no algoritmo Dijkstra Shortest Path First (SPF). O algoritmo SPF é baseado no custo acumulado para acessar um destino.
O algoritmo SPF cria uma árvore SPF colocando cada roteador na raiz de árvore e calculando o caminho mais curto para cada nó. A árvore SPF é então usada para calcular as melhores rotas. O OSPF coloca as melhores rotas no banco de dados de encaminhamento, que é usado para criar a tabela de roteamento.
Continuar a leitura: Operação Link-State