Página 1 de 1

Operação Link-State

Enviado: 22 Fev 2025, 23:34
por bernardino
Voltar a leitura: Componentes do OSPF

Para manter as informações de roteamento, os roteadores OSPF concluem um processo genérico de roteamento link-state para alcançar um estado de convergência. A figura mostra uma topologia de cinco roteadores. Cada link entre roteadores é rotulado com um valor de custo. No OSPF, o custo é usado para determinar o melhor caminho para o destino. A seguir estão as etapas de roteamento de estado de link que são concluídas por um roteador:

1. Estabelecer Adjacências de Vizinhos
2. Trocar anúncios de estado de link
3. Criar o Banco de Dados de Estado do Link
4. Executar o algoritmo SPF
5. Escolha a melhor rota

1. Estabelecer Adjacências de Vizinhos

Os roteadores habilitados para OSPF devem se reconhecer na rede antes que possam compartilhar informações. Um roteador OSPF ativado envia pacotes Hello de todas as interfaces OSPF permitidas para determinar se os vizinhos estão presentes nesses links. Se um vizinho estiver presente, o roteador com OSPF ativado tenta estabelecer uma adjacência de vizinho com aquele vizinho.
estabelecer_adjacencia_de_vizinhos.png
estabelecer_adjacencia_de_vizinhos.png (58.37 KiB) Exibido 18 vezes

2. Trocar anúncios de estado de link

Depois que as adjacências são estabelecidas, os roteadores trocam anúncios de estado de link (LSAs). Os LSAs contêm o estado e o custo de cada link diretamente conectado. Os roteadores inundam o LSAs para os vizinhos adjacentes. Os vizinhos adjacentes que recebem o LSA inundam imediatamente todos os outros vizinhos diretamente conectados, até que todos os roteadores da área tenham todos os LSAs.
Trocar anuncios de estado de link.png
Trocar anuncios de estado de link.png (58.01 KiB) Exibido 18 vezes

3. Criar o Banco de Dados de Estado do Link

Depois que os LSAs são recebidos, os roteadores habilitados para OSPF criam a tabela de topologia (LSDB) com base nos LSAs recebidos. Esse banco de dados contém todas as informações sobre a topologia da área.
Criar o banco de dados do estado do link.png
Criar o banco de dados do estado do link.png (46.75 KiB) Exibido 17 vezes

4. Executar o algoritmo SPF

Os roteadores, em seguida, executam o algoritmo SPF. As engrenagens na figura para esta etapa são usadas para indicar a execução do algoritmo SPF. O algoritmo SPF cria a árvore SPF.
Executar o algoritmo SPF.png
Executar o algoritmo SPF.png (58.77 KiB) Exibido 17 vezes

5. Escolha a melhor rota

Após a construção da árvore SPF, os melhores caminhos para cada rede são oferecidos para a tabela de roteamento IP. A rota será inserida na tabela de roteamento, a menos que haja uma origem de rota para a mesma rede com uma distância administrativa menor, como uma rota estática. As decisões de roteamento são feitas com base nas entradas da tabela de roteamento.
Escolha a melhor rota.png
Escolha a melhor rota.png (69.54 KiB) Exibido 17 vezes

Continuar a leitura: OSPF de área única e multi área