O protocolo IS-IS

Protocolos de rede são os conjuntos de normas que permitem que duas ou mais máquinas conectadas à internet se comuniquem entre si. Funciona como uma linguagem universal, que pode ser interpretada por computadores de qualquer fabricante, por meio de qualquer sistema operacional.
Avatar do usuário
bernardino
Site Admin
Mensagens: 584
Registrado em: 28 Ago 2020, 15:11

O protocolo IS-IS

Mensagem por bernardino »

O protocolo IS-IS

O protocolo IS-IS foi concebido pela ISO (International Organization for Standardization) e, portanto, pode ser mapeado diretamente ao modelo OSI
(Open Systems Interconnection). De acordo com (Martey e Sturgess, 2002), o protocolo IS-IS tem maior popularidade na Internet que na arquitetura OSI. Trata-se de um protocolo que faz roteamento por estado de enlace, tendo suporte ao balanceamento de carga e a VLSM, sendo um protocolo para atuação intradomínio (dentro de um mesmo sistema autônomo).

Embora tenha sido projetado para roteamento ISO, ele foi adaptado para uso em ambientes IPs, daí a origem do termo Integrated IS-IS, muito utilizado atualmente para se referir ao uso desse protocolo nas redes IPs.

Existem diversas semelhanças entre o protocolo IS-IS com o protocolo OSPF, das quais podemos destacar:
  • ambos são protocolos de roteamento que fazem uso do algoritmo de estado de enlace;
  • aceitam VLSM;
  • possuem tipos específicos de roteadores definidos em diferentes partes da rede;
  • seguem uma hierarquia, portanto são hierárquicos;
  • podem fazer balanceamento de carga;
  • ambos possuem capacidades de autenticação.
Existem também algumas diferenças entre os dois protocolos, das quais poderíamos citar a forma como ambos manipulam pacotes de “Hello”, que são
utilizados para formação das adjacências entre os vizinhos, já que no OSPF ape nas um tipo de “Hello” é definido, e em redes IS-IS os roteadores são capazes de enviar dois tipos distintos de pacotes “Hello”: Nível 1 e Nível 2. Outra diferença é com relação aos tipos de roteadores que são utilizados por esses protocolos, pois,24 Redes MPLS apenas por possuírem nomenclaturas diferentes, pode haver o mapeamento entre eles, devido às suas funcionalidades (Doyle e Carroll, 2006).
Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você vai se focar.
Mas não é nada disso.
Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem.
Você precisa selecionar cuidadosamente.”

Steve Jobs
Responder